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quarta-feira, 11 de julho de 2012

Diálogo com a SEMOB

quarta-feira, 11 de julho de 2012

A SEMOB (Secretaria de Mobilidade Urbana) marcou um encontro no dia 09 de julho de 2012 com a Federação Paraibana de Ciclismo, os vários grupos de pedais, cicloativistas e importantes lojistas da área de ciclismo e afins, o objetivo da reunião foi ouvir d@s* convidad@s as dificuldades de mobilidade ciclável que vivenciam em João Pessoa, bem como a exposição de possíveis propostas aos problemas levantados. Assim, seguem as mesmas:
  1. ·         Bordos: pelo CTB temos que pedalar no bordo das vias, preferencialmente à direita (pista de rolamento mais lenta), porém foi ressaltado que é um direito nosso pedalar na via e não na sarjeta, por isso o bordo precisa ser bem cuidado, pois em sua maioria é bem esburacado (possivelmente pelo peso dos ônibus e caminhões), tem boaca de lobo e bueiros que nos colacam em risco e entre o final do bordo e o meio-fio há um desnível muito grande, que é um perigo também.

  • ·         Tartarugas/gelos baianos: Foi apontado que em algumas ruas, como Av. Marcionila da Conceição e Av. Nossa Srª. Dos Navegantes bem próximo as faixas de pedestres existem tartarugas no bordo, que é impecícilio a circulação d@ ciclista, que ao desviar corre risco por conta dos carros e ao passar, corre risco de queda.

  • ·         Ciclovias e ciclofaixas: precisam ser livre a circulação, sem bocas de logo, bueiros, desníveis, pois tudo gera risco de acidentes.

o    Precisam de uma campanha massiva para que pedestres respeitem esse espaço que NÃO É COMPARTILHADO, que não façam nem caminhadas, nem Cooper.
o   Precisam de sinalizações horizontais e verticais, especialmente com placas que tenham um pedestre cortado com tarja vermelha.

  • ·         Ciclofaixa do Hotel Tambaú: retirar um recuo do meio-fio, que já causou acidentes com ciclistas.

  • ·         Ciclofaixa do final da Praia do Cabo Branco: retirar a placa da prefeitura que permite que a ciclofaixa seja usada de estacionamento automotivo após 18 horas, isso porque é justamente na descida da Ladeira do Bargaço, ou seja, os veículos motorizados, inclusive ônibus coletivos e de turismo, descem a Ladeira em alta velocidade, então esse trecho de ciclofaixa é extremamente importante para a nossa segurança. E, ademais, @s comerciantes do entorno que devem criar seus estacionamentos para s@s clientes, sejam subterrâneos, elevados, mas que não nos retirem algo que nos é de direito.

  • ·         Ciclofaixa da Estação Ciência e perto do farol do Cabo Branco: Finais de semana os carros, ônibus e vans de turismo estacionam nela isso desde o trecho da entrada da Ponta do Seixas até a segunda rotatória perto da Estação. Aí, somos obrigados a ocupar a via para o desvio.

  • ·         Ciclovia da Av. Tancredo Neves: Precisa ser recuperada e devidamente sinalizada (como apontado anteriormente).

  • ·         Ciclofaixa Bairro Valentina-Geisel: Na ladeira, bem na curva existe um depósito de material de construção e oficina automotiva que usam a ciclofaixa como estacionamento, um perigo a@ ciclista pois é na descida e bem após a curva.

  • ·         Transporte Coletivo Urbano: precisam ser efetuadas oficinas sócio-educativas, pois houve unanimidade que são os que nos colocam mais em risco de morte.

  • ·         Campanhas publicitárias: que sejam realizadas de modo contínuo, usando várias mídias, chamando atenção ao respeito à vida; que a bici é um veículo; que temos direito de andar nas vias, assim como os demais motorizados; especialmente que temos a preferência por sermos mais vulneráveis.

o   Mas que também sejam realizadas campanhas para @s ciclistas: que como condutores de um veículo movido a propulsão humana, devem se portar como tal, respeitar o sentido da via, parar no sinal vermelho, dar preferência na faixa ao pedestre, não pedalar nas calçadas...
o   A@s pedestres: não andar, correr, passear nas ciclovias/ciclofaixas.

  • ·         Ladeira do bargaço: implantar um redutor de velocidade, bem como cuidar do bordo (já explanado anteriormente).

  • ·         Rua perto do Aeroclube (rua dos giradores): que sejam retiradas as tartarugas entre as faixas de rolamento, pois quando um ciclista está trafegando, o motorizado não consegue ultrapassar por causa das tartarugas e as vezes até não seguram a direção no momento que se choca com elas, incorrendo em risco de acidentes, isso sem contar os motorizados que por conta das tartarugas, arriscam-se passar sem a devida distância d@ ciclista, colocando-nos em risco.

  • ·         Ciclipatrulheiros: muit@s fazem ronda na contramão, devem ser sócio-educad@s que transitam também em um veículo, mas movido a propulsão humana, e que devem seguir as Leis vigentes. Assim como uma viatura de polícia motorizada o faz e, quando estiver em ocorrência e precisar transitar na contramão, que o façam com apitos (aqueles grandes comumente usados pelos oficiais de trânsito), para alertar que estão na contramão, que seria equivalente aos carros da polícia que, quando necessário usar a contramão, ligam a sinalização visual e sonora.

  • ·         Ciclismo como esporte: o Estado da Paraíba desponta no cenário do ciclismo brasileiro, com atletas de ponta. No entanto, há urgência de se criar um espaço para que tais atletas possam realizar seus treinos sem riscos de acidente e morte. Foi sugerida a retomada do circuito próximo ao posto federal e PB008, entre 05 às 08 horas da manhã.

o   Também neste sentido, foi apontado que o trajeto precisa de mais cuidados, pois muitos pneus furam em decorrência da sujeira da pista.

  • ·         Cicloturismo: outra área de destaque paraibano no país, é crescente o número de turismo ciclável no Estado, então precismos desenvolver uma educação de respeito a@ ciclista. Afinal, esse tipo de turismo é extremamente rentável e eleva a Paraíba no âmbito nacional e internacional.

  • ·         Área empresarial relacionada ao ciclismo: os dois empresários presentes, Arthur Bezerra e Léo Casado, ressaltaram que no Brasil somos o Estado que tem a maior variedade de marcas de bicicletas e acessórios do ramo, que tem determinadas marcas mundiais que são vendidas apenas para a Paraíba. Além do mais, ambos são incentivadores da prática esportiva e de lazer do ciclismo, que mantém pedais diários, que fomentam iniciantes a sair do sedentarismo, a adotar um esporte, a interagir com outr@s ciclistas, vivenciar a cidade de outro modo. E, que se cicloativistas experientes como Patrícia Cunha (16 anos de bici como veículo/transporte); Windsor Souza (6 anos) e Jesiel Claudino (3 anos) passam por dificuldades de controlar a bicicleta quando passam por buracos, gelo baiano, ou pelo vácuo de um carro/ônibus/caminhão que não diminuiu a velocidade nem manteve a distância ao passar ao seu lado, imagine então o iniciante no ciclismo ou aquele turista que aluga uma bicicleta para fazer um passeio pela cidade?

  • ·         I Rodada das Bicicletasda Paraíba: foi apresentado por Patrícia Cunha este pré-projeto e solicitado que no dia 22 de setembro algumas das principais vias/artérias da cidade sejam destinada uma faixa de rolamento apenas para o trânsito de transportes não-motorizados: bicicletas, skates, patins, carroças, bicicletas elétricas...


·         Foi solicitado Pedal da Zona Sul que este diálogo com a SEMOB seja contínuo, com periodicidade, a fim de que possamos desenvolver um trânsito mais humano, cordial e para tod@s.
Diante do que foi exposto, os representantes da SEMOB nos garantiu que farão uma grande campanha publicitária de mobilidade, no sentido sócio-educativo, abrangendo motoristas, ciclistas e pedestres, conforme sugerido em unanimidade pelos presentes, como também colaborará para que se realize a I Rodada das Bicicletas, incluindo a sugestão de que no Dia Mundial Sem Carro (22/09), alguma via importante seja destinada  uma faixa da via para uso exclusivo de veículos não-motorizad@s.

Foi um encontro muito proveitoso e importante, mesmo porque esta reunião foi um marco para João Pessoa, pois nunca havia ocorrido um diálogo entre representantes da sociedade civil ciclável e SEMOB. Tod@s tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias, reinvidicações e sugestões. Infelizmente, muit@s convidad@s não puderam comparecer nem enviaram seus representantes, assim, segue a lista d@s presentes (em ordem alfabética):

FEDERAÇÃO PARAIBANA DE CICLISMO (Paulo Pereira e Marinez Pereira)
Aventureiros dos Pedais (Henrique Wanderley);
Movimento Massa Crítica (Jesiel Claudino; Patrícia Cunha; Windsor Souza);
Pedal Jampa (Pirulito);
Pedal Planet Bike (Arthur Bezerra);
Pedal X-Bike e Equipe X-Bike (Leo Casado)
Pedal Zona Sul (Rodrigo Fontes e Saulo de Sá);
Empresas:
Cia das Vitaminas (Ricardo)
Faz Comunicações (Lula);
Loja Planet Bikes (Arthur Bezerra)
Loja Túlio Bicicletas (Arthur Bezerra)
Loja X-Bike (Leo Casado);
RPG Comunicações (Rinaldo Pessoa);
Zap Studio Design (Jesiel Claudino);

Em agradecimento especial pela iniciativa:
  • à Federação Paraibana de Ciclismo, que foi representada por Paulo Pereira e Marinez;
  • e aos representantes da SEMOB pela iniciativa louvável.

 Fonte: http://massacriticapb.blogspot.com.br/2012/07/dialogo-com-semob.html

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