A partir do próximo dia 24, o Recife ganhará, aos domingos e feriados, ramais de ciclofaixas móveis, entre Zonas Sul e Norte
Publicado em 06/03/2013, às 08h51
Do Jornal do Comércio
Ciclofaixa em rua de São Paulo
Foto: Reprodução
Elas serão móveis,
funcionarão apenas aos domingos e feriados, para lazer, e, embora não
disseminem o uso da bicicleta como transporte diário no lugar do
automóvel, representam um começo. Uma mudança de valores. Esse é o
mérito dos dois ramais de ciclofaixas móveis que a Prefeitura do Recife
começa a operar a partir do dia 24. Serão 22 quilômetros de espaço
segregado e seguro para os ciclistas pedalarem, sejam jovens, crianças,
idosos ou famílias inteiras. As rotas ligarão as Zonas Norte e Sul da
cidade pelo Bairro do Recife.
As ciclofaixas se encontrarão no Marco
Zero, que também estará fechado à circulação de veículos, e aqueles
ciclistas dispostos poderão percorrer os 22 quilômetros, aproveitando
para sair do Parque Dona Lindu, próximo ao limite com Jaboatão dos
Guararapes, e chegar ao Parque da Jaqueira, na Zona Norte. Quem tiver
ainda mais fôlego, poderá seguir pelos quatro quilômetros da ciclofaixa
das Estradas do Arraial e do Encanamento, entre os bairros de
Parnamirim, Casa Forte e Casa Amarela. As ciclofaixas móveis são
inspiradas no modelo adotado por São Paulo ainda em 2009, que já
totalizam quase 150 quilômetros de ciclofaixas móveis e reúnem nada
menos do que 150 mil usuários nos dias de funcionamento.
A rota Sul começará no Parque Dona
Lindu, seguirá pela ciclovia da orla de Boa Viagem e, ao chegar à
Avenida Antônio de Gois, no Pina, é que vai virar uma ciclofaixa,
continuando pela Cabanga, Cais José Estelita, Cais de Santa Rita, Ponte
Giratória e Marco Zero. De lá, a ciclofaixa seguirá pela Rua Marquês de
Olinda, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Rua da Aurora,
seguindo na direção da Zona Norte pela Rua Visconde de Suassuna. Cortará
a Avenida Agamenon Magalhães, continuará pela via local da avenida,
para entrar na Avenida Rosa e Silva até o Parque da Jaqueira. A rota
norte ainda continuará pela Rosa e Silva até se interligar com a
ciclofaixa da Estrada do Arraial.
As ciclofaixas terão 2,5 metros de
largura, serão bidirecionais em quase toda sua extensão e segregadas do
trânsito por cones, instalados a cada três metros. Em algumas vias
seguirá no sentido contrário ao tráfego. A proposta é que no Parque Dona
Lindu, no Marco Zero e no Parque da Jaqueira sejam instaladas
estruturas para oferecer serviços de saúde, como aferição de pressão, e
de suporte mecânico para possíveis problemas nas bicicletas.
Responsável pela concepção do projeto, o
secretário de Turismo do Recife, Felipe Carreras, diz estar preparado
tanto para os elogios como para as críticas da população. “Sabemos que
os elogios virão, mas também as críticas. Por isso queremos sentir a
repercussão e os resultados para estudar a ampliação das rotas. Em São
Paulo tem sido um sucesso. Além de ser amplamente utilizada pela
população, as ciclofaixas móveis fizeram com que os motoristas
percebessem e respeitassem as bicicletas no dia a dia. O número de
atropelamentos de ciclistas caiu 50%”, atesta. A grande expectativa é em
relação aos congestionamentos em algumas vias, mesmo aos domingos, como
aconteceu em São Paulo. Isso porque a velocidade limite dos veículos
nas ruas que receberem os equipamentos móveis será de 40 quilômetros por
hora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário