Pesquisar este blog

domingo, 9 de novembro de 2014

Liderados por mestre em corridas de aventura, EUA faturam tri Rocky Man

Por

Rio de Janeiro

Com expedições no Himalaia e na Antártica, Paul Romero guia equipe campeã, que contou com vitória de Caio Vaz no surfe. Prova de 12h teve provas em 7 modalidades


Liderado pelo americano Paul Romero, um dos principais nomes da corrida de aventura do mundo, conhecido pelas expedições em lugares inóspitos, como o Himalaia e a Antártica, o Team Usa confirmou o favoritismo e conquistou o tricampeonato do Rocky Man de 2014, neste sábado, no Rio de Janeiro. O evento, que reuniu 19 equipes - sendo 14 brasileiras e 5 estrangeiras  - e com duração de mais de 12 horas, em diversos locais do Rio de Janeiro como Arpoador, Ipanema, Parque Nacional da Tijuca, Lagoa Rodrigo de Freitas e Urca. A prova contou com sete modalidades, cinco realizadas individualmente, skate, surfe, mountain bike, corrida de montanha e stand up paddle e duas por equipes, a canoa polinésia e a corrida final.

- Estou muito feliz com essa conquista, é uma honra estar aqui e ainda melhor vencer. Nosso time foi com tudo, um esporte de cada vez, buscando na raça essa vitória - disse o capitão Paul Romero, que nasceu em Phoenix, no Arizona, mas trocou o polo da alta tecnologia pela cidade de Big Bear Lake, na Califórnia, em meio às montanhas da Floresta Nacional de San Bernardino, a mais dois mil metros de altitude, um paraíso da natureza e dos esportes radicais.

Caio Vaz vence no surfe do Rocky Man no Arpoador Rio de Janeiro (Foto: Felipe Godoi, Guilherme Taboada e Henrique Pinguim) 
Caio Vaz vence no surfe do Rocky Man, na praia do Arpoador
 (Foto: Felipe Godoi, Guilherme Taboada e Henrique Pinguim)
Com Caio Vaz no surfe e no stand up paddle, Jonathan Schawn no skate, Barry Wicks no mountain bike, Marshall Thompson na corrida de montanha masculino e Stevie Kremer na corrida de montanha, o time americano chegou em terceiro na última prova, a corrida de equipes, garantindo o título. O Team New Zeland, da capitã Nora Audrá, foi vice-campeão do evento, seguido pela equipe Núcleo Aventura, de São Paulo. 

- Estou muito feliz, já que esse ano me superei em todos os sentidos e cheguei muito bem. O Team USA é demais, pois a equipe toda está na mesma sintonia. Também Adorei que a modalidade skate tenha feito parte desta edição - afirmou Caio Vaz, atleta profissional.

Após cinco baterias de surfe, quatro eliminatórias de skate, um desafiador trajeto de mountain bike e corrida de montanha e uma prova de stand up paddle, na Lagoa, as equipes reuniram suas forças para remar a canoa polinésia nas águas da Praia Vermelha, na Urca, para, depois, correr até a linha de chegada, no Posto 10 da Praia de Ipanema e, assim, finalmente completar um longo dia de competições.

saiba como foi a competição

Mountain bike do Rocky Man - atletas passando pela Vista Chinesa no Rio de Janeiro (Foto: Thiago Diz e Márcio Rodrigues)Atletas passam pela Vista Chinesa no Rio de Janeiro (Foto: Thiago Diz e Márcio Rodrigues)
A disputa começou com o surfe, às 7h. Os atletas largavam no Posto 10 de Ipanema e correram por aproximadamente 2km até o Arpoador, onde se dividiram em cinco baterias. Caio Vaz, do Team USA, não deu chances aos adversários. Na última semana, ele conquistou o vice-campeonato mundial no stand up paddle pelo segundo ano seguido. O skate estreou com uma surpresa: representante da geração do vertical, Raul Roger, da equipe Gantuá (BA), superou o hexacampeão mundial Sandro Dias e Lucas Xaparral e ficou com a vitória.

Com terceiro lugar em ambos os resultados - individual de skate e no ranking geral de equipes no desafio - Sandro Dias, o “Mineirinho”, comentou sobre a nova experiência.

- Foi muito bacana participar de um evento como esse. Com certeza, não tem um lugar melhor que o Rio de Janeiro para ser realizado o Rocky Man, onde temos um encontro entre esportes radicais e de aventura e ainda, em um local em que o público possa assistir. Além disso, é excelente ver essa mistura entre as tribos do esporte. 

Canoa havaiana do Rocky Man no Rio de Janeiro (Foto: Henrique Pinguim e Thiago Diz) 
Competidores na canoa havaiana, com o Cristo Redentor como pano de fundo, na Urca
 (Foto: Henrique Pinguim e Thiago Diz)
Passando por trilhas e belas paisagens como o Parque Nacional da Tijuca e a Vista Chinesa, a prova do Mountain Bike foi acirrada e terminou com a vitória do campeão olímpico, Miguel Martinez. 

Compartilhando alguns pontos do percurso de MTB, a corrida de montanha coroou dois bicampeões: a americana Steve Kramer e o neozelandês Daniel Jones - ambos repetindo a conquista de 2013 e 2014.

No fim da tarde, todos os competidores se encontraram na Praia Vermelha para a tradicional competição da canoa polinésia, onde o conjunto da Brasília Multiesportes fez a diferença, levando o triunfo. Para fechar a terceira edição do Rocky Man, a corrida por equipes foi conquistada pelo Team Canadá, que foi ovacionado na chegada após quase 13h de disputa. Em seguida, o time da Nova Zelândia cruzou a linha de chegada, seguido pelo Team USA.

Resultado final do Rocky Man 2014

1 – Team USA (Estados Unidos) – 13h12m19
2 – Team New Zeland (Nova Zelândia) – 14h37m18
3 – Núcleo Aventura (São Paulo/Brasil) – 14h54m59
4 – Team Canadá (Canadá) – 15h03m04
5 – Quasar Lontra (São Paulo/Brasil) – 15h40m00

Resultados das provas individuais e coletivas

Surfe
1- Caio Vaz – Team USA
2- Matheus Farias – Terra de Gigantes (SP)
3- Martin Passeri – Team Argentina

Skate


1 – Raul Roger – Gantuá (BA)
2 – Lucas Xaparral – Aroera (SP)
3 – Gonzalo Rodrigues – Team Argentina

Mountain bike (MTB)

1- Miguel Martinez - Team França
2- João Paulo Firmino Pereira - 4any1 (SP)
3- Leandro Donizete dos Santos - Quasar Lontra (SP)

Stand up paddle

1 – Mo Freitas – Núcleo Aventura (SP)
2 – Vinícius Martins – Sulbrasilis (SC)
3 – Luiz Guida – Quasar Lontra (SP)

Corrida de montanha feminina

1- Stevie Kramer – Team USA
2- Anne-Marie Madden – Team Canada
3- Tessa Roorda – Quasar lontra (SP)

Corrida de montanha masculina

1- Daniel Jones - Team Nova Zelândia
2- Marshal Thompson - Team USA
3- Chico Santos – Terra de Gigantes (RJ)

Canoa polinésia

1- Brasília Multiesportes
2- Team USA
3- Start

Vencedores das modalidades individuais

Surfe: Caio Vaz, Team USA
MTB: Miguel Martinez, Team França
Corrida de Montanha (masc): Daniel Jones, Team Nova Zelândia
Corrida de Montanha (fem): Stevie Kramer, Team USA
Skate: Raul Roger, Gantuá (BA)
Stand up padle: Mo Freitas, Núcleo Aventura (SP)

Corrida em equipe

1- Team Canadá
2- Team Nova Zelândia
3- Team USA

Fonte: http://globoesporte.globo.com/radicais/noticia/2014/11/liderada-por-mestre-em-corridas-de-aventura-eua-fatura-o-tri-rocky-man.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário