Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Militares ensinam crianças sobre orientação aeroespacial no Parque das Nações

 Catarine Sturza

Corrida tem mapinha e percurso determinado

Foto divulgação  

A abertura da Semana do Soldado que acontece no Parque das Nações Indígenas, nos altos da avenida Afonso Pena em Campo Grande, neste domingo (23) tem uma série de atividades gratuitas voltadas para as crianças e adolescentes. A corrida de orientação, na qual cada dupla precisa seguir um percurso determinado com um mapa, é gratuita e faz sucesso entre a criançada.

Segundo o presidente da CODAC (Centro de Orientação e Desporto de Aventura de Campo Grande), Sargento Arilson, qualquer um pode participar da Primeira Pista Permanente do Esporte Orientação na América Latina.

No início, todos recebem uma palestra de cerca 45 minutos sobre como fazer o percurso para então, seguir para a corrida. O mapa indica em cores o percurso que a dupla precisa seguir, passando pelos obstáculos. “Branco é um espaço livre, verde escuro é um bambuzal, amarelo é a areia, verde claro é o terreno onde as crianças podem correr, entre outros”. No total, o percurso dura de 15 a 20 minutos e no fim, eles recebem uma medalha por completar a prova.

Há vários percursos (iniciante, difícil, muito difícil e elite) para diferentes as idades, até 15 anos, de 15 a 40 anos e acima de 40 anos. “O que muda é o grau de dificuldade, a distância é mesma”, explica o sargento. Segundo ele, também existe o percurso de elite, diferenciado para atletas do esporte.

A cada 3 minutos sai uma equipe de pessoas para fazer o percurso. São duplas de mesma categoria com, no máximo, outras 4 duplas de categorias diferentes.

Victor da Cruz Silva, 12, estava pronto para iniciar o percurso. Ele nunca participou da corrida mas, assistiu a palestra e se sentia confiante em terminar o percurso no menor tempo. O seu companheiro de dupla João Rodrigo Pinheiro dos Santos, 15, comentou que toda semana faz orientação onde estuda. “Eu sempre faço esses percursos no meu colégio”, diz. Quando questionados se iriam se sair bem na corrida, os garotos responderam “com certeza vamos bem”.

As adolescentes de 15 anos Jenifer Caroline, Alana Glaucia e Adreina da Silva estavam animadas com o percurso. “Nossa primeira vez no percurso”, comenta Jenifer. Elas fazem parte do Projeto Social Cidade dos Meninos, que fica no Jardim Anache e enviou um grupo de estudantes para fazer as atividades no Parque das Nações.

“As crianças ficam animadas porque apesar de ser apenas 1 km, são 7 pontos de adrenalina, onde aflorescem atributos como determinação, perseverança, iniciativa, trabalho de equipe. Esse é o foco principal do CMO”, explica. O slogan do CMO é “Força no Esporte” segundo ele.

Quem quiser fazer o percurso gratuitamente, basta ir ao stand do CODAC, que fica próxima a entrada do Parque das Nações via avenida Afonso Pena.

Fonte: http://www.midiamax.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário