Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Santiago Alves e Karoline Furriela são os vencedores do Challenge Maceió

"Maceió tem tudo para receber não só o Challenge, mas também outros grandes eventos internacionais", disse Marcos Pradines, um dos organizadores da prova 

Credito: Pei Fon/ Secom Maceió

Challenge Maceió 2º dia.  

Challenge Maceió 2º dia

O último dia de provas do Triathlon Challenge Maceió aconteceu neste domingo (23). Atletas alagoanos, de diversos Estados do Brasil e de outros países participaram da competição. Os atletas Santiago Alves, de Goiânia e Karoline Furriela, federada de Santa Catarina, venceram a edição de Maceió.

Com percurso total de 113km, a prova principal se divididiu em 1,9km de natação no mar de Pajuçara; Depois, foram 90km de ciclismo com duas voltas entre a orla de Maceió e o chamado Viaduto do Francês, em Marechal Deodoro e, por fim, 21,1km de corrida, com três voltas à beira-mar de Pajuçara e Ponta Verde, até a chegada, na Multieventos.

A emoção dos competidores e do público presente ficou ainda maior com a aproximação da linha de chegada. Parentes e amigos estavam na torcida e faziam festa para cada atleta que passava. O primeiro a concluir a prova oficial foi Santiago Alves, de Goiânia. Sobre encarar três horas correndo, nadando e pedalando, ele comentou: “Um evento sensacional, a cidade abraçou a ideia e espero que tenhamos outros aqui. A Prefeitura está de parabéns pelo apoio ao evento e vamos para os próximos”.

A primeira mulher a completar o Challenge foi Karoline Furriela, federada de Santa Catarina. Ainda sem acreditar na conquista, ela comentou: “Foi uma prova dura, com muito vento, muito calor, mas a cidade é linda, a receptividade perfeita e a organização impecável. Eu estou muito feliz!”.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Antônio Moura, destacou a importância de receber o evento em Maceió e disse que a avaliação é extremamente positiva em todos os aspectos.

“Ouvi de várias pessoas que afirmaram nunca ter visto uma cidade com condições tão propícias para a prática de esportes. O sol, o clima, a paisagem natural dispensa apresentações, e os atletas de fora e suas famílias comentam que foram muito bem recebidos. A gente pode dizer, com toda certeza, que Maceió é uma das melhores cidades do Mundo para esse tipo evento”.

Moura também relatou que outro ponto que muitos destacaram é a integração do poder público para receber o evento. O engajamento do Município, Estado e forças armadas apoiando a organização é louvável, segundo o gestor, que completou: “Ficamos muito felizes com essa grande festa. Queremos fazer um agradecimento especial aos atletas e à organização do Challenge”.

Marcos Pradines, um dos organizadores, resumiu o evento com um sucesso. “Tudo vem correndo bem e o feedback tem sido bastante positivo. Maceió tem tudo para receber não só o Challenge, mas também outros grandes eventos internacionais”. Ele conta que, além de receber atletas, a adesão dos alagoanos também impressionou. O organizador comentou que Alagoas vem se tornando um celeiro de novos atletas. “A maioria dos triatletas de Alagoas está participando. Além disso, uma geração de novos atletas se formou para participar do Challenge. Isso prova que além de gerar receita para o Estado, gerar renda e promover a saúde, o esporte promove a inclusão”, destacou Pradines.

Alagoanos no Challenge
Os anfitriões também fizeram bonito. O primeiro alagoano a alcançar a chegada foi Fabiano Paes. Fortemente aplaudido, ele carregava a Bandeira do Estado. Paes foi um dos cerca de 15 bombeiros militares que competiram neste domingo: “Correr em casa é maravilhoso. É uma energia diferente. Sentir as nossas famílias torcendo é indescritível. Já estava na hora de Maceió sediar uma competição assim e é um prazer imenso. Na nossa praia, na nossa orla, tudo favorece”, comemorou o triatleta ressaltando que o esporte no Estado e no Município tem muito potencial e ainda tem mais conquistas para alcançar.

Pioneiro no esporte na cidade, Fabrizio Borsato, concluiu a prova com diversos motivos para comemorar. “Estou completando 20 anos como triatleta. Comecei em 1995 e naquela época eu precisava explicar às pessoas que eu estava treinando Triatlhon, uma modalidade que a gente nada, corre e pedala e não ‘teatro’, como muitos pensavam”, se divertiu Borsato.

Para ele, a conquista de completar a prova se somou à alegria de ver seus conterrâneos vibrando quando os atletas passavam ao longo do trajeto. “Participei de provas em várias partes do mundo, mas essa foi perfeita. A organização está de parabéns. O apoio que a Semel e o prefeito Rui Palmeira têm dado ao esporte vem garantindo um suporte político e administrativo que nós não tínhamos. Eles entendem e querem que Maceió cresça nessa área esportiva, e com o Challenge, isso se consolida”.

Integração
A secretária municipal de Segurança Comunitária e Cidadania, Mônica Suruagy, destacou a integração dos órgãos que compõem a Prefeitura de Maceió. “A determinação expressa do prefeito foi que não medíssemos esforços para garantir o bom andamento do evento, e assim foi feito pelo órgãos envolvidos. A Semsc, por meio da Guarda Municipal, está atuando desde a sexta-feira. Hoje, estamos com 60 homens e mulheres na área do Challenge”.

A premiação simbólica dos 10 primeiros colocados aconteceu na Praça Multieventos. O secretário Antônio Moura foi uma das autoridades que participaram do momento. A premiação oficial das categorias acontece na noite deste domingo, no Hotel Jatiúca.

Fonte: Secom Maceió / http://www.alagoas24horas.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário