Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Costa Rica sediará nos dias 21, 22, 23 e 24 de abril a 2ª Copa América de Corrida de Aventura

No período de 21 a 24 de abril de 2016, a cidade de Costa Rica – MS, localizada a 380 km de Campo Grande – MS, será sede da 2ª Copa América de Corrida de Aventura. A organização da competição é da CBCA – Confederação Brasileira de Corrida de Aventura – em parceria com as federações e entidades estaduais e internacionais (já existentes em diversos estados e Países das três Américas) e conta com apoio do Governo Municipal de Costa Rica.

Para esta competição, como critério de seleção, serão convidadas as melhores equipes das Américas (Norte, Central e Sul), tendo como expectativa reunir 156 atletas.

A Copa América tem o objetivo de difundir e dar maior visibilidade ao esporte Corrida de Aventura, popularizando a sua prática para a melhoria da qualidade de vida de cada cidadão, levantando a sua bandeira pela preservação da natureza e conscientização ecológica; além de contribuir para o desenvolvimento do turismo de aventura e do agro e eco turismo através de ações eco sociais e apoio ao projeto social.

Conforme o presidente CBCA e diretor Geral da 2ª Copa América de Corrida de Aventura, Mauricio Santi, a realização da edição de 2016 na cidade de Costa Rica, é uma forma de divulgação do esporte de aventura no Brasil e no Mato Grosso do Sul, explorando assim o eco turismo. “Além de divulgarmos os pontos de turismo do País e do Estado, consagrando assim o Brasil como um exemplo de organização neste esporte que cresce em todo o mundo, e consolidar o País um dos principais fomentadores do Turismo e Esporte de Aventura no Mundo”.

“O Brasil, e particularmente o Mato Grosso do Sul, possuem regiões geográficas belíssimas e de grande potencial para os eventos de aventura, entre outros. Mediante esse evento, a CBCA acredita que a sua realização é muito bem-vinda e de grande retorno para todas as partes envolvidas”, garante Santi.

Mauricio Santi complementa que a data da competição foi definida em comum com o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, de acordo com a disponibilidade de datas do calendário nacional para melhor estruturarmos e aproveitarmos o evento. Os monitores de ecoturismo que trabalharem como Staffs na copa vão receber certificados de participação capacitando-os para outros eventos futuros.

“Um fator importante deste evento será as ações eco sociais que serão realizadas durante a competição, entre os organizadores e atletas, como plantar mudas de árvores no Parque Ecológico Vilibaldo Rodrigues Barbosa ‘Vilibaldo’, visando o reflorestamento com árvores nativas”, comentou o prefeito Waldeli.

O Esporte
A Corrida de Aventura é um esporte que envolve diversas modalidades esportivas como: Natação, Mountain Biking, Orientação com Bússola, Canoagem, Trekking, Running, Raffting, Escalada, Rappel, Cavalgada, Travessias de Rios, Costeiras e outros.

Essas modalidades se revezam para cumprir um determinado percurso de aproximadamente 200 km. Além de muito preparo físico razoável, os competidores necessitam de estratégia e de um exemplar trabalho em equipe para completar a prova. Os percursos passam por locai hostis ainda não explorados e como são dos mais hostis a maravilhosas paisagens. Contemplam áreas urbanas e exploram regiões rurais, promovendo o agro e eco turismo. O maior objetivo é alcançar a maior integração possível com a natureza.
As equipes navegam por cartas cartográficas com pontos de passagem obrigatórios, elas tem liberdade para escolher o trajeto, salvo os exigidos pela organização. O PC – Ponto de Controle – registrará a passagem da equipe e horário. Ganha a prova, a equipe que terminar primeiro todo o percurso, tendo passado em todos os pontos obrigatórios e não tenha infringido nenhum item do regulamento. A Corrida de Aventura vem se transformando em potência nacional com geração de atletas de alto rendimento. A CBCA busca a popularização e desmistificação do esporte para que pessoas “de todos os tipos” possam participar da competição.

Confira abaixo uma prévia do cronograma da 2ª  Copa América de Corrida de Aventura:

•    18/04/2016 – 20 horas: Chegada da Diretoria da CBCA em Costa Rica;
•    20/04/2016 – 23 horas: Receptivo, chegada das Equipes nacionais e internacionais no Aeroporto Internacional de Campo Grande – MS e saída para Costa Rica de ônibus;
•    21/04/2016 – 10h às 16h: Checagem de equipamentos/projeto eco social;
•    21/04/2016 – 18 horas: Cerimônia de abertura e briefing;
•    22/04/2016 – 10 horas: Largada dos atletas;
•    23/04/2016 – 12 horas: Previsão de chegada dos primeiros competidores;
•    23/04/2016 – 19 horas: Cerimônia de encerramento/premiação;
•    24/04/2016 – 01 hora: Transporte dos atletas rumo ao Aeroporto Internacional de Campo Grande;

*Cronograma final da copa será divulgado até 30 dias do evento.


Foto: Divulgação

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Costa Rica
Rua Ambrosina Paes Coelho, 228 – CENTRO
Costa Rica – MS, CEP: 79550-000

(67. 3247 7049

*: assecompmcr@gmail.com
 
Fb: www.fb.me/prefeituradecostarica

Fonte: http://jornaldiadia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário